quarta-feira, 14 de março de 2012

Livro sobre psicoterapia inédita será lançado no Recife

Livro sobre psicoterapia inédita será lançado no Recife



A união de fragmentos da filosofia, psicologia, medicina, artes plásticas, literatura e admiração profunda da natureza deu origem à terapia cosmo-existencial, uma abordagem que busca a cura a partir da sensibilidade estética, quebra de padrões culturais e reconhecimento do poder de ser humano.



O livro “Essência e Perspectiva Metafísica em Psicoterapia – Psicodinâmica e abordagem cosmo-existencial, uma nova matriz” escrito pelo médico e filósofo francês Régis Alain Barbier propõe um novo modelo de terapia que difere essencialmente das convencionais. A partir de uma nova perspectiva metafísica, um novo mito, reinstala a antiga prática filosófica do circulo dialógico praticada pelos pré-socráticos e usa como base o princípio da unicidade, observado anteriormente pelos jônicos, taoístas, budistas e por Spinoza.


Para entender o fio condutor dessa nova proposta é preciso estar ciente de que a perspectiva metafísica cosmo-existencial tem como base conceitos que se contrapõem ao dogma fundador da cultura vigente, o dualismo. Filosoficamente confirmado por Kant, o mito dualista faz uma separação radical entre a humanidade e a esfera criativa, divina, condicionando deveres, possibilidades, desejos, infrações e castigos, oferecendo suporte à cultura dominante, representativa, e às religiões de massa.



A crítica que o autor faz à psicanálise caminha nessa direção. O mito dualista, introjetado e não desafiado por Freud tem sido levado adiante através dos conceitos psicanalíticos, onde, no final das contas, os resultados acabam sendo um consolo. “A terapia cosmo-existencial é, possivelmente, a única que possui uma vastidão igual ou superior à obra psicanalítica, com o diferencial de dialogar com as coordenadas que fundamentam a cultura, geradoras notórias de sofrimentos, apontando um fracasso”, afirma Barbier.



O livro propõe um novo paradigma onde a diversidade, a unicidade e a igualdade afirmam tendências sociais diretoras. A experiência da unicidade, integração entre o ser e o cosmos, auxilia o indivíduo a resgatar uma visão elevada e heroica de si mesmo, estabelecendo o autorrespeito, a responsabilidade, a aptidão de desenhar compromissos, compreender a necessidade evolutiva do perdão, da superação e do desapego.



O estudo de caso mostrado no livro desperta emoção. Através de exercícios práticos e diálogos profundos, que foram gravados e transcritos, é possível acompanhar passo a passo a história do paciente que recebeu o nome de Gilmar. Em crise, perdido em repetições, vícios, memórias negativas, traições, complexidades, ele começa a desfazer a trama, se libertar de condicionamentos advindos de antigos padrões, desenvolver uma razão qualificada, congruente, passa a admirar o belo e recriar narrativas que iluminam o fundo da caverna onde os distúrbios e neuroses apareciam agigantados como coisas reais e difíceis, nada sendo além de representações.



Sobre o autor



Régis Alain Barbier nasceu em Besançon, França, mora em Recife desde 1972. Cursou filosofia antiga, supervisado por Keith Seddon, The Stoic Foundation, London - Great Britain; especialista, pós-graduado em filosofia clínica pelo Instituto Packter; formado em filosofia pela Faculdade de Filosofia São Miguel Arcanjo – Anápolis, Goías. Cursou L’école des Beaux-Arts de Besançon – França.



Médico, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); titulado especialista pelo Colégio Brasileiro de Acupuntura; especialista pela Sociedade de Endocrinologia e Metabologia Brasileira e Associação Médica Brasileira. Foi professor da UFPE, autor de palestras, artigos na área médica, filosófica e estudioso de métodos psicológicos como abordagem centrada na pessoa, hipnose ericksoniana, clássica e formas filosóficas de espiritualismo como o taoísmo, budismo e panteísmo.



É presidente fundador da Sociedade Panteísta Ayahuasca, primeira entidade oficial Panteísta da América do Sul, criada em 2001 e iniciador do Movimento Filosófico Essencialista explicitado no site www.essencialismo.org.br. É também autor dos livros “De Habilis à Sapiens, a Anamnese de uma Crise”, “Panteísmo, a Religiosidade do Presente”, “Antropologia - Ciência e Arte Existencial” e de títulos ainda inéditos.



_____



O Lançamento será na próxima sexta-feira 16 de março às 19h na Livraria Cultura.

Maiores informações com Claudia Vital - (81) 99251069 - falaclaudinha@hotmail.com


Um comentário:

  1. oi, bom dia! onde posso encontrar esse livro aqui em Salvador? estive numa sessão em um núcleo aqui em Salvador, onde pude conhecer o autor do livro e sua esposa, me interessei pelo livro e gosto muito do blog de vocês!

    ResponderExcluir