segunda-feira, 25 de julho de 2011

1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo

Caros amigos, 

A Sociedade Panteísta Ayahuasca teve a satisfação de promover em sua sede o "1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo" que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2011. O evento teve 55 inscritos, entre membros da Sociedade Panteísta Ayahuasca (PE), integrantes do Centro Espiritualista Estrela do Oriente (BA), Associação Espiritualista União do Vegetal (PE), Grupo Ayahuasca Consciência (SP) e amigos vindos do Ceará e Piauí.

Pioneiro no país, o congresso reuniu integrantes de diversas vertentes ayahuasqueiras que possuem crenças, rituais e opiniões diferentes, mas, que têm um importante laço em comum: comungam do mesmo chá. Visando o ideal ecumênico, de aproximação, cooperação, buscando a superação das diferenças, foi possível realizar um encontro harmonioso, cultural, significativo, que foi além das expectativas e deixou indícios de continuidade.

O "1° Congresso Ayahuasqueiro Ecumênico e Preparo" foi permeado por cerimônias, abriu espaço para a troca de conhecimentos, música, exibição de vídeos, aulas de yoga, aikido, etc. As atividades fluíram em meio à intensa dedicação e trabalho. Todos os participantes ajudaram no preparo da ayahuasca, feito de forma continuada, cozinhando dia e noite sem parar. 

Em quatro turnos, 12 pessoas se revezaram para cortar a Chacrona e o Mariri, acondicionar os vegetais, lavar, triturar, pesar, cozinhar, concentrar, decantar e, por fim, envasar o chá. Tudo operado de acordo com regras bem definidas em termos de quantidade de plantas por panelas, tempo exato de cozimento, intensidade do fogo, etc. Sempre mantendo a visão de conjunto. A força tarefa permitiu um grande cozimento, no total, foram cozidos 600 kg de cipó, o que resultou em 400 litros de chá!

O trabalho só não foi maior que a satisfação vista nos olhos, sorrisos, palavras daqueles que estiveram presentes e fizeram o evento acontecer. Agradecemos em especial o presidente da Sociedade Panteísta Ayahuasca, Régis Alain Barbier e sua esposa Renée pela admirável iniciativa, disposição, dedicação e carinho ao receber tantas pessoas. Foram mais de 23 dias de organização do espaço, logística para o translado, hospedagem e alimentação.

Com o intuito de socializar fotos, vídeos, músicas, textos, depoimentos, experiências adquiridas no primeiro e nos futuros congressos ayahuasqueiros ecumênicos criamos o blog "Cultura da Unicidade", um espaço destinado à troca, à reafirmação de respeito e amizade entre aqueles que compartilham da sabedoria da natureza advinda da ayahuasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário